DIGITAL – Na era digital surge um novo modal de transporte: o infoviário

Na era digital surge um novo modal de transporte: o infoviário

Infovia: tráfego de informações para um transporte mais ágil


Fonte:

Redação SETCESP/NTC&Logística
20/7/2007

 

                               

A Escrituraēćo Digital, que traz uma revoluēćo tecnológica para os setores fiscal e financeiro das empresas, foi um dos temas do 6ŗ Workshop de Tecnologia da Informaēćo, realizado ontem pelo SETCESP em Sćo Paulo. Na palestra de José Ricardo Fernandes, coordenador da Comissćo Permanente da Tecnologia da Informaēćo da NTC&Logķstica, os meios digitais e a assinatura eletrōnica para documentos fiscais foram o tema central.

Na apresentaēćo, Fernandes mostrou a evoluēćo e os aspectos da Escrituraēćo Digital, que envolve a Nota Fiscal Eletrōnica, a Escrituraēćo Fiscal e o Conhecimento de Transporte Eletrōnico. De acordo com o palestrante, os processos digitais trazem vantagens como a modernizaēćo da administraēćo tributįria; a integraēćo e a cooperaēćo entre as administraēões tributįrias; a agilidade na fiscalizaēćo de fronteiras; a reduēćo nos custos de impressos fiscais e de armazenamento de documentos impressos; a elevaēćo do nķvel de integraēćo da cadeia de suprimentos e a otimizaēćo dos processos de impressćo, em favor do meio ambiente.

“A tecnologia da informaēćo criou um novo modal de transporte, o infoviįrio. Na infovia, trafegam quantidades enormes de dados para facilitar e agilizar os processos no transporte de cargas. Um exemplo é o Conhecimento de Transporte Eletrōnico, que pode até ser impresso dentro da boléia do caminhćo, em uma impressora térmica”, disse Fernandes.

Novo curso

Durante o Workshop, o coordenador da COTIN (Comissćo de Tecnologia da Informaēćo do SETCESP), Anķrio Neto, apresentou um novo programa de treinamento que serį oferecido pelo SETCESP, que trarį em sua grade curricular temas como rastreamento de frotas, troca eletrōnica de dados, Nota Fiscal Eletrōnica, automaēćo de armazéns e sistemas de roteirizaēćo, entre outros.

“O novo curso ajudarį as empresas a ficar mais atualizadas sobre os processos tecnológicos que auxiliam na otimizaēćo dos processos dentro do transporte rodoviįrio de cargas”, disse Neto, coordenador do evento.

Microsiga

A associada mantenedora do SETCESP, Microsiga, participou do evento por meio de uma palestra que apresentou os sistemas que, de acordo com a empresa, poderćo facilitar a vida do transportador. Gustavo Bastos, gerente de Pré-Venda da companhia, ministrou a palestra em que demonstrou o Protheus, software de gestćo. Bastos fez demonstraēões do produto ao pśblico e explicou suas funcionalidades.

Reuniões a distāncia

A possibilidade de realizaēćo de uma reunićo entre membros de uma empresa que nćo estejam no mesmo local foi o tema da palestra de Renato Batista, da NetGlobe Visual Communications. Os recursos de teleconferźncia, os equipamentos necessįrios e a aplicaēćo deste conceito nas empresas foram mostrados pelo palestrante, que defendeu esta ferramenta como uma excelente opēćo para a realizaēćo de encontros e reuniões importantes sem que executivos tenham que se deslocar.

Código aberto

O sociólogo, professor universitįrio e especialista em sofware livre Sérgio Amadeu da Silveira fez uma palestra no evento em que defendeu o uso dos programas de código-fonte aberto (código-fonte sćo as instruēões em linguagem de programaēćo contidas em um programa de computador). Segundo Amadeu, diversas corporaēões e entidades jį utilizam os programas chamados livres. “Um exemplo é o sistema operacional Linux, que, por ser um programa de código aberto, conta com uma legićo de desenvolvedores, fator que faz com que seja mais estįvel e livre dos erros comuns dos softwares proprietįrios”, disse o palestrante.

Web Services

As facilidades e possibilidades dos Web Services (serviēos de internet) foram o assunto da palestra de Fernando Luiz Rizzato, gerente de Projetos da Tool Engenharia. Por meio de exemplos e demonstraēões prįticas, Rizzato mostrou aos participantes do evento o uso destes recursos.

Visćo do futuro

Ethevaldo Siqueira, jornalista do jornal O Estado de Sćo Paulo e da revista Época, comentarista da Rįdio CBN e escritor especialista em tecnologias da informaēćo e da comunicaēćo fechou o evento de Tecnologia do SETCESP com uma palestra sobre as perspectivas e tendźncias da Era Digital.

Ele traēou um quadro evolutivo dos componentes da tecnologia da informaēćo, como a miniaturizaēćo dos chips, aumento da capacidade de armazenamento de dados e convergźncia dos aparelhos eletrōnicos e fez projeēões para os próximos anos. “Em 2010, o mundo produzirį mais transistores do que a produēćo global de grćos de arroz”, disse o palestrante, com base em estudos que demonstram o aumento vertiginoso da produēćo de componentes eletrōnicos e a queda dos preēos destes produtos.

                              
About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s